Encontre aqui toda a informação resultante do desenvolvimento do PMMUS.
Fase I - Caracterização e Diagnóstico
A Fase I do processo de desenvolvimento do PMMUS foi dedicada à análise de várias áreas temáticas, incluindo Ocupação do Território, Condições de Acesso, Padrões de Mobilidade, Transporte Público e Interfaces, Modos Ativos, Logística Urbana e Segurança Rodoviária, entre outras.
O principal objetivo desta etapa foi caracterizar o ecossistema de mobilidade da Área Metropolitana de Lisboa (amL) e identificar os principais desafios e oportunidades para melhorar a acessibilidade, a mobilidade e o sistema de transportes na região.
Para mais informações sobre os resultados da caracterização e diagnóstico do PMMUS, consulte:
Fase II - Desenvolvimento da Visão Estratégica
Foi adotada como visão do PMMUS que “Em 2035, o sistema de mobilidade da amL, centrado nas pessoas, alicerça-se numa rede de transporte público de grande qualidade, com serviços de alta capacidade, serviços regulares e serviços flexíveis, com elevada frequência e cobertura, geográfica e temporal, gerido e planeado de forma integrada ao nível metropolitano, e que se complementa com os modos ativos e partilhados.
É um sistema sustentável ambiental e energeticamente, seguro e inclusivo, que serve as pessoas, contribui para a sua qualidade de vida e para a coesão metropolitana, facilita a fruição do tempo livre e do espaço público, reduz a dependência do transporte individual motorizado, promove o desenvolvimento económico e a organização do sistema logístico.”
Para mais informações sobre a cenarização, visão estratégica, eixos e objetivos, e os indicadores e metas*, consulte os documentos publicados.
*Os Indicadores e Metas agora identificados no documento serão objeto de reavaliação, desde logo, em resultados das medidas e estimativas de impacto que vierem a ser definidas na próxima fase do PMMUS, mas também da definição dos indicadores UMI (que estão em revisão na UE e localmente com o INE e o IMT), do Pré-Relatório de Avaliação Ambiental, da própria conta da mobilidade e do aprofundamento que os trabalhos venham a suscitar.