|
|
Assembleias Participativas

Assembleias Participativas PMMUS

As Assembleias Participativas do PMMUS foram um marco importante no processo de participação pública no âmbito do Plano, ao reunirem cidadãos e cidadãs da Área Metropolitana de Lisboa para co-criar soluções para a mobilidade sustentável no território.

As sessões tiveram lugar entre 8 e 22 de fevereiro, nos municípios de Loures, Seixal, Setúbal, Lisboa e Oeiras. Em cada uma, foram convidadas 25 pessoas residentes na amL, selecionadas por sorteio com base em critérios como idade, género, nível de escolaridade e situação profissional, de forma a garantir um grupo representativo da população metropolitana.

Destes encontros resultaram 74 propostas de medidas, alinhadas com os cinco eixos de intervenção do PMMUS. Estas propostas refletem as prioridades e preocupações da população e foram amplamente consideradas na construção do Programa de Medidas e Ações do Plano.

As propostas consensualizadas, assim como a descrição do processo metodológico, estão agora disponíveis no Relatório de Divulgação:

Relatório de Divulgação - Assembleias Participativas

Objetivo

Criar um espaço de diálogo e cocriação onde os cidadãos e cidadãs possam propor e priorizar medidas para uma mobilidade sustentável, que responda às realidades e expectativas de todos.

Sobre os encontros

As Assembleias Participativas realizaram-se nos dias 8, 9, 15, 16 e 22 de fevereiro de 2025. Consulte o mapa a seguir para mais informação sobre a Assembleia para residentes do seu município:

Como foram selecionados os participantes?

As inscrições para as assembleias encerraram a 20 de janeiro de 2025.

Para cada encontro foram convidados 25 pessoas, selecionadas por sorteio para garantir uma representatividade diversificada da população da área metropolitana de Lisboa.

Impacto e resultados

Os participantes tiveram oportunidade de debater os principais desafios e oportunidades da mobilidade, dialogar e trocar ideias com outros cidadãos, cocriar propostas concretas e priorizar medidas para o Plano.

Neste sentido, este processo reforçou o princípio da participação informada e deliberativa, ao colocar a população no centro do planeamento da mobilidade. A riqueza, diversidade e qualidade dos contributos contribuíram significativamente para o Programa de Medidas e Ações do PMMUS.

O Relatório de divulgação das Assembleias Participativas descreve a metodologia adotada e as propostas consensualizadas pelos cidadãos e cidadãs.

Agradecemos a todos que contribuíram com o seu tempo, ideias e disposição para construir um futuro mais sustentável para a mobilidade na amL.