|
|

Novas sessões de trabalho do PMMUS, desta vez em Sesimbra e Vila Franca de Xira

Com passagem prometida por todos os municípios da área metropolitana de Lisboa, nos dias 11 e 14 de março foi a vez de Sesimbra e Vila Franca de Xira receberem o PMMUS, desta feita para recolherem os contributos das entidades sobre as medidas e ações a incluir no Plano.

 

As duas últimas sessões participativas nas zonas sul e norte da área metropolitana de Lisboa envolveram todos os municípios e outras entidades, e tiveram como objetivos partilhar o ponto da situação do trabalho realizado sobre a proposta de medidas e ações do PMMUS e o debate; avaliar se as medidas propostas estão alinhadas com as necessidades e expectativas das entidades representadas; e recolher e discutir contributos para o aperfeiçoamento do programa de medidas e ações.

Na primeira sessão, realizada em Sesimbra, a Vice-Presidente Felícia Costa destacou a importância do trabalho que a área metropolitana tem vindo a desenvolver para tornar os movimentos pendulares mais sustentáveis. Sublinhou ainda que em termos de mobilidade sustentável “há um longo caminho a fazer” e que é necessário implementar soluções para ultrapassar os obstáculos identificados.

Faustino Gomes, presidente do Conselho de Administração da TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa reforçou que “o Plano é fundamental para coser fronteiras” e que “não se quer um Plano para ir para a gaveta”, evidenciando a importância da implementação das medidas e ações.

Na segunda sessão, em Vila Franca de Xira, a Vice-Presidente Marina Tiago salientou que o sucesso do PMMUS depende de um conjunto de medidas que respondam às reais necessidades das populações. Afirmou que “a revolução do passe navegante® é um caminho de sucesso, mas um caminho longe de estar terminado”.

Luís Caetano, Coordenador Técnico do PMMUS por parte da Way2Go, empresa contratada pela TML para ajudar a desenvolver o Plano, ressaltou a importância da participação das entidades presentes de forma a melhorar o trabalho apresentado.

 

“Ajudem-nos a melhorar o plano”

Nas duas sessões, as entidades convidadas aceitaram o repto lançado pela TML e deixaram os seus contributos.  

Em Sesimbra, foram levantados, entre outros, temas como a tão necessária ligação do município à rede ferroviária, a gestão das interfaces, a ligação a Troia, o transporte adaptado, os corredores de transporte rodoviário, a preservação das áreas protegidas e a segurança nas envolventes das escolas.

Já no encontro de Vila Franca de Xira foram apresentadas sugestões relacionadas com a informação em tempo real, a oferta fluvial, a segurança nos transportes, a expansão e requalificação das interfaces, a política de portagens, a promoção de serviços de micro mobilidade, o transporte escolar, os acessos ao novo aeroporto, o transporte público noturno, a mobilidade elétrica, entre muitas outras que irão ser avaliadas e ponderadas.

Em suma, as duas sessões permitiram recolher contributos fundamentais para a melhoria da primeira versão do programa de medidas e ações do PMMUS, garantindo que este reflita as necessidades e aspirações da população e das entidades envolvidas.